Alongamento: benefícios

Alongamento : muitos artigos defendem e inúmeros que são contra a prática de alongamento. Eu particularmente só obtive benefícios e comprovei em alguns anos de prática que o alongamento previne lesões e auxilia em diversos tipos de tratamento, como dores no joelho ( por encurtamento de quadríceps). Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular (Alencar T. 2010) Atividades físicas nas quais as fibras musculares tenham sido recrutadas durante vários minutos ou até mesmo por horas, como ocorre em atletas de grande porte (ex. ciclistas, maratonistas), milhares de contrações dos sarcômeros são realizadas e, por este motivo, é natural que as unidades motoras encontrem-se com sua zona de sobreposição aumentada, realidade que predispõe o desenvolvimento de encurtamento muscular caso um alongamento direcionado às cadeias musculares recrutadas não seja realizado após o término dos exercícios

A prática de alongamento no final do esforço físico tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, devido às fortes e sucessivas contrações musculares ocasionadas pelo treinamento. O encurtamento do sistema muscular gera como consequências o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. (Alecar T. 2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *