Tabagismo e o risco de arteriosclerose!

Você sabia que o cigarro causa arteriosclerose (doença degenerativa da artéria) causando o aumento as placas de gordura ?
Arteriosclerose ” doença degenerativa da artéria devida à destruição das fibras musculares lisas e das fibras elásticas que a constituem, levando a um endurecimento da parede arterial, produzido por hipertensão arterial de longa duração ou pelo aumento da idade”
Como se não bastasse os estragos aos pulmões e a estreita relação com o aparecimento de câncer, também é extremamente perigoso quando o assunto é a saúde cardiovascular.
O cigarro agride diretamente o endotélio (parede protetora dos vasos sanguíneos) e na produção de oxido nítrico (substância vasodilatadora) sendo assim, interfere no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular portanto as artérias ficam mais vulneráveis ao acúmulo de gordura.
Não importa a quantidade de cigarros. Esse processo acontece não está relacionado a quantidade.
O exercício promove uma maior flexibilidade as arterias por causa do aumento do fluxo sanguíneo durante a sessão de exercícios, sem contar com a diminuição do colesterol, que é um dos pricipais vilões para formação de placas nas arterias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *